Pint of Science 2020 - 3ª Edição Londrina-PR

Pint of Science 2020 - 3ª Edição Londrina-PR

Criado por afa em 18/02/2020

  • 1203
Pint of Science 2020 - 3ª Edição Londrina-PR
 
Bares de Londrina recebem bate-papo sobre ciência durante evento internacional no mês de maio 
 
Em 2020, o evento internacional acontece simultaneamente em 30 países e em mais de 180 cidades no Brasil. Cerca de 750 pessoas participaram do festival no ano passado em Londrina. 
O evento Pint of Science 2020 acontecerá em Londrina nos dias 11, 12 e 13 de maio. O festival, de dimensão internacional, promove debates sobre pesquisas científicas em bares da cidade com professores e acadêmicos de diversas áreas.
 
O evento é organizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – regional Londrina (ABRASEL) e do Londrina Convention Bureau.
 
O objetivo do “Pint” é levar as discussões científicas para um espaço descontraído e que favoreça a troca de ideias. Durante os três dias do festival, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas relevantes. Em 2019 foram discutidos temas como Tolerância, Exploração Espacial, Sustentabilidade, Redes Sociais e Fake News. A proposta dos bate-papos é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas das pesquisas acadêmicas em diversas áreas do conhecimento. Será uma oportunidade de divulgar conhecimento e levar informações às pessoas que se interessem por ciência, como explica o coordenador Geral do Pint of Science Londrina, Dr. Eduardo Inocente Jussiani, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL): “A ideia é permitir que o público interaja com os pesquisadores de forma mais despojada e em uma linguagem menos formal, além de entenderem um pouco melhor sobre todas as dificuldades e curiosidades ligadas ao processo de uma pesquisa científica”.
 
Nesta edição, o Brasil será o país com o maior número de cidades participantes, totalizando 185 cidades. Este é o terceiro ano que o evento ocorre em Londrina. A entrada é gratuita: paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos (Confira toda a programação e endereços dos locais a seguir). Importante lembrar que todos os estudantes e docentes participam do evento de forma voluntária. A programação completa da edição de Londrina, bem como as informações nacionais do evento podem ser acessadas: www.pintofscience.com.br e www.pintofscience.com.br/events/londrina.
 
Origem:
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. O evento foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos. Nos anos seguintes, as principais cidades do país, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Dourados e Ribeirão Preto, também tiveram bate-papos com cientistas. Em 2018, devido a repercussão positiva do evento, o festival cresceu ainda mais, sendo realizado em 56 cidades, dentre elas, Londrina - cerca de 500 pessoas participaram do evento em dois bares da cidade. 
 
C O N T A T OS 
 
Dr. Eduardo Inocente Jussiani 
Coordenador Geral do Pint of Science – Londrina 2020 
Grupo de Física Nuclear Aplicada – Departamento de Física 
Universidade Estadual de Londrina - UEL 
+55 (43) 99903-1036 
 
Adriano Almeida 
Mestrando em Comunicação - Departamento de Comunicação, Educação e Arte - CECA 
Organização Pint of Science 
Universidade Estadual de Londrina - UEL 
+55 (43) 99915-3846

 

Fotos